O que é um microcontrolador?

julho 11, 2007

É um circuito integrado “inteligente”. Você pode programar o que ele vai fazer. Você pode, por exemplo, ligar um sensor de temperatura e um LED no microcontrolador, então você programa-o da seguinte maneira: “quando o sensor detectar 25 graus, acender o LED”. Ou então você pode ligar uma sirene e programar: “transcorridos 2seg, tocar a sirene”.

São dois exemplos bobos mas ilustram as inúmeras aplicações de um microcontrolador. Mas talvez você pergunte:”e como vou programá-lo?”. Simples: escreva o programa no computador em Assembly ou C (C é a linguagem mais usada), compile-o e, através de um gravador, grave no microcontrolador. Aliás, com o microcontrolador você pode fazer uma comunicação com seu PC. Pode, por exemplo, ligar um sensor de presença no microcontrolador e, quando detectar presença, avisar no seu PC.

Se você não ainda não conhece microcontroladores está na hora de aprender. Pretendo escrever muitos outros artigos sobre o assunto. Sugiro que leia livros e pesquise na internet. Você vai gostar!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: